Este projeto foi trabalhado com a
comunidade escolar e todas as entidades envolvidas como: Pais de alunos, Horto
florestal, Embrapa, Palestras.
Em fim, foi realizado com muita
cautela e etapas gratificantes para os alunos, cada turma ficou encarregada de
apresentar uma solução para alguns dos problemas ambientas que existem na
comunidade e confecção de uma horta orgânica.
Atende a atividade 3.2 da Unidade III do Curso Redes de Aprendizagem
da Turma Maria do Carmo do NTE/Rio Branco.
Cursistas: Maria
Geane, Katiane, Emanuel e Gigliane.
PROJETO VERDE
Justificativa
É notável nos dias atuais a preocupação com a situação em
que se encontra o uso desenfreado dos recursos naturais e os cientistas fazem
previsões alarmantes de um futuro tão próximo que se tornou urgente tomarmos
atitudes para evitar nossa extinção.
Como não poderia deixar de ser, a escola está sendo chamada
a integrar a linha de frente do movimento em busca de soluções para que o
planeta possa continuar existindo e sendo um lugar habitável para as futuras
gerações.
Precisamos ir além do discurso ambientalista e transformar
a escola em “Instituição ambientalmente correta”.
Precisamos contribuir para a compreensão das grandes crises
contemporâneas (água, alimento, energia). Ela implica a mudança do sistema
educacional, o respeito à vida, o cuidado diário com toda a comunidade da vida.
Então... O que a educação pode fazer para tornar a vida
mais sustentável no planeta? Sem
dúvida precisamos dar exemplo, precisamos ser a mudança que pregamos.
Objetivos Gerais
·
Unir as
pessoas por meio de um objetivo comum, inspirador e inclusivo, fazendo da
mudança um processo de longo prazo e duradouro, enfatizando a educação para o
desenvolvimento sustentável;
·
Reconhecer
que a mudança só é possível quando cada um se compromete e faz a sua parte.
Objetivo Específico
·
Identificar a verdadeira importância das
plantas, como produtores de alimento.
·
Explicar a importância das plantas como protetoras
do solo e conservadoras das águas, dos rios e das nascentes.
·
Reconhecer as diferentes formas de utilização
das plantas sejam elas: frutíferas, medicinais, leguminosas ou de ornamentação.
·
Perceber a importância das mãos, como
instrumento de transformação do ambiente.
·
Desenvolver atitudes de preservação do meio
ambiente.
·
Perceber a importância da participação
individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente.
·
Incentivar a participação dos alunos no projeto
de revitalização da escola.
·
Incentivar a doação de plantas medicinais, mudas
de árvores frutíferas, legumes e verduras para a horta.
Conteúdo:
·
Preservação e conservação do meio ambiente.
·
Utilização das plantas.
·
Desmatamento
·
Desenvolvimento Sustentável
·
Reciclagem e reutilização do lixo
·
Coleta Seletiva
·
Preservação da água
Desenvolvimento:
1ª semana.
·
Explicar sobre a importância do projeto para
nossa escola.
·
Assistir um vídeo sobre meio ambiente.
·
Introduzir com sua turma os temas que serão
trabalhados por eles no projeto
·
Nomear a vegetação existente na escola (2º ano e
ACL)
·
Dividir-se em grupos, por turma, para fazer a
limpeza do espaço escolar (2º, 3º ano e ACL)
·
Coletar lixo orgânico (4º e 5º ano)
Obs. Durante a semana procure
tratar dos conteúdos do projeto com textos informativos, para que, ao final do
projeto, todos os temas tenham sido explorados, além daquele que é especifico
de sua turma. (Sugestão para primeira semana: desmatamento e desenvolvimento
sustentável).
2ª semana.
·
Apresentar a música “Para a festa da árvore” (paródia
da música Teresinha de Jesus) no cartaz. (2º ano e ACL).
·
Ler a música com os alunos.
·
Cantar a música com os alunos (2º ano e ACL).
·
Enfeitar a gravura da árvore com materiais
encontrados na natureza (gravura em anexo). (2º ano e ACL)
·
Escrita do poema “Paraíso” de José Paulo Paes e
atividade de interpretação (poema e atividade em anexo). (3º ano)
·
Elaborar cartazes que visam alertar os
funcionários para o bom uso da água (4º e 5º ano)
·
Pedir para os alunos, como tarefa de casa, que
tragam para o dia seguinte mudas de verduras, legumes para a horta e mudas de
árvores frutíferas. (5º ano)
Obs. Durante a semana procure
tratar dos conteúdos do projeto com textos informativos, para que, ao final do
projeto, todos os temas tenham sido explorados, além daquele que é específico
de sua turma. (Sugestão para segunda semana: preservação do meio ambiente e
reciclagem)
3ª semana
·
Produção de texto: escrita de carta ou bilhete
para os colegas de outras salas falando sobre a importância da preservação do
meio ambiente (atividade coletiva). (2º, 3º e ACL)
·
Nesta semana o trabalho será ainda mais focado
nos temas que ficaram definido para cada turma (o planejamento das atividades,
desenvolvimento das aulas, produções textuais, elaboração da culminância, etc.),
divididos da seguinte maneira:
2º ano, 3º ano
e Acelera A – Reciclagem, Reutilização do Lixo,
4º e 5º ano –
Horta e utilização das plantas, coleta seletiva e desenvolvimento sustentável.
![]() |
Obs. Durante a semana procure
tratar dos conteúdos do projeto com textos informativos, para que, ao final do
projeto, todos os temas tenham sido explorados, além daquele que é específico
de sua turma. (Sugestão para terceira semana: utilização das plantas, coleta
seletiva e reutilização do lixo).
Culminância
Muito bom esse projeto verde se cada um fizer a sua parte nós teremos um mundo melhor.
ResponderExcluir