quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ativ. 1.1 - Unidade I > Cursista Maria Geane

Destacamos a Atividade 1.1, que trata da Imagem da Escola, referente a Unidade I, elaborada pela Cursista Maria Geane, professora da Escola Belo Jardim.



, no tempo de nossos pais e avós, as escolas eram muito r
Curso: Redes de Aprendizagem
Formadora: Maria do Carmo Lira
Cursista: Maria Geane
Escola: Belo Jardim
Atividade 1.1 – A Imagem da Escola


"Antigamente o respeito entre pai – filho era diferente o que influenciava o desempenho dos alunos”. A maioria dos pais de antigamente punha os filhos a trabalhar, deixando a escola em segundo plano. Hoje em dia é precisamente ao contrário, os pais desejam que os seus filhos estudem para que consigam ter sucesso no futuro.
A escola era muito diferente, e em minha opinião mudou para melhor embora antigamente, as pessoas saiam mais bem preparadas, 
O pequeno grupo que frequentava a escola era considerado privilegiado, embora as condições de ensino não fossem as melhores. Não tínhamos tanta motivação para estudar como hoje. Não tínhamos a certeza se a escola nos levaria a um sucesso.
Era comum sofrerem castigos por mau comportamento, responder a professora, não fazer os trabalhos de casa, brigar com os amigos, sujar as roupas e várias outras coisas.

Os professores eram muito rígidos, bravos e faziam uso de um instrumento chamado de palmatória, para bater na palma das mãos dos maus alunos; que ficavam aleijadas, cheias de bolhas de sangue. Outra forma de castigar os alunos era colocando-os de joelho em cima de feijões ou milhos, o que fazia doer muito. Os puxões de orelha também eram comuns.


                             

Palmatória

        Outro aspecto interessante nas escolas mais antigas é quanto ao nome das mesmas. Estas sempre apresentavam o nome de alguma pessoa importante, como político, juiz de direito, escritores, pessoas que de certa forma contribuíam para a criação da Escola.

        Há muitos anos, no tempo de nossos pais e avós, as escolas eram muito rigorosas. As crianças sofriam grandes pressões quando apresentavam alguma dificuldade, quando não conseguiam aprender.

Era comum sofrerem castigos por mau comportamento, responder a professora, não fazer os trabalhos de casa, brigar com os amigos, sujar as roupas e várias outras coisas.

Os professores eram muito rígidos, bravos e faziam uso de um instrumento chamado de palmatória, para bater na palma das mãos dos maus alunos; que ficavam aleijadas, cheias de bolhas de sangue. Outra forma de castigar os alunos era colocando-os de joelho em cima de feijões ou milhos, o que fazia doer muito. Os puxões de orelha também eram comuns na época.


Escola Moderna

 


Principal diferença da escola antiga para a atual a nova:
·         As Técnicas de ensino mais voltada para os alunos;
·         Tecnologias
·         Materiais
·         Alunos 

Hoje em dia as escolas se tornaram lugares agradáveis, onde professores e alunos criam laços de afetividade, se tornando amigos e sabendo se respeitar. A relação entre todas as pessoas que trabalham na escola é importante para que se tenha um aprendizado de sucesso.


As escolas de hoje apresentam outras diferenças das escolas de antigamente. Os prédios apresentam uma estrutura bem planejada; os uniformes deixaram de ser de tecido e passaram a ser de malha, pois são mais confortáveis; as aulas são mais animadas e envolvem melhor os alunos; os professores conversam muito com as crianças e são muito atenciosos; os castigos físicos não existem mais; os alunos têm liberdade de expressão e etc.

Como vemos, as escolas sofreram grandes alterações com o tempo, hoje estão muito melhores. Mas ainda vemos as pessoas mais velhas a dizer que o ensino de antigamente era melhor e que saiam mais bem preparadas.

Maria Geane

Nenhum comentário:

Postar um comentário