Curso Redes de Aprendizagem - E-proinfo
Cursistas profªs
Dalia Justina
Eliane Helena
Maria Teresinha
Raika
Tutora Maria do Carmo
Atv.
1.3 - Unidade I
Trabalhos de pesquisas escolares – Suas semelhanças e diferenças.
ANTIGAMENTE
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HOJE
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Antigamente,
havia
pouco
ou
quase
nenhum
ambiente
de
pesquisa
bibliográfica existente.O acervo era resumido a poucos livros desatualizados em bibliotecas públicas ou particulares ( pessoas amigas e ou intelectuais da época). Havia dificuldade de acesso
e
de deslocamento para grande maioria. E de encontrar a bibliografia necessária a pesquisa desejada. Apesar dessas dificuldades fazia-se as pesquisas com leitura e análise dos fatos e dos conteúdos.
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Apesar das tecnologias existentes, já terem avançado e haver alcançado lugares distantes, muitas crianças ainda se deparam com dificuldade de acesso as informaçoes.
Hoje há menos dificuldade em deslocar-se, porém permanece a dificuldade de acesso a crianças do interior e periferias que não disponibilizam de um computadores e outros acervos ao seu alcance em tempo adequado a necessidade real e acesso a internet.
Hoje tendo
o
aluno
acesso
a
internet
e
a
ferramenta “copia ,cola “ muitas vezes a leitura o estudo mais afinco dos fatos, a emissão de opinião é deixada de lado aceitando-se tudo o que se encontra na internet como fato verdadeiro e até incontestável.
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Curso Redes de Aprendizagem - E-proinfo
Cursistas profªs
Maria Aparecida Moreira
Laudiana Silva Moreira
Elzilene Leite da Silva
Tutora: Maria do Carmo
Atv.
1.3 – Unidade I
Trabalhos de pesquisas sobre os diferentes tipos de cálculos usados no dia a dia.
Situação-problema 1:
- Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:
• Quais os
principais dispositivos
usados pelas pessoas para
realizar essa operação?
• Há uma
relação entre gerações
e tipos específicos
de dispositivos (Por
exemplo, jovens usando
recursos do celular;
adultos buscando calculadoras
etc.)?
• As pessoas
possuem agilidade
para realizar cálculos mentalmente
ou necessitam de dispositivos
externos? Questione-as
sobre como fazem o
cálculo e observe
diferenças nas estratégias
e formas de raciocínio.
Durante
as pesquisas observamos
que a grande maioria
das pessoas usa nas
compras o cálculo
mental, fazendo estimativas,
arredondando os valores.
Outros já fazem uso
da calculadora para
agilizar os resultados. Já
observando os alunos
na escola percebemos
que os mesmos utilizam
também o cálculo mental,
muitos utilizam os dedos,
outros já fazem o
uso do algoritmo.
Atualmente,
vivemos em um
mundo tecnológico, aonde
as tecnologias vem
facilitar a vida
de todos nós.
Portanto,
ao fazer uma relação
entre as gerações,
percebemos que as
maiorias dos jovens usam o celular e
as gerações anteriores
faziam uso do cálculo
mental.
Essas
tecnologias embora sejam
inovadoras e facilitem
a vida das pessoas,
muita vezes acabam prejudicando
o uso do raciocínio
lógico, ou seja,
as pessoas acomodam-se
e utilizam mais
os recursos que
a tecnologia dispõem, que o
uso do cálculo mental.
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