terça-feira, 15 de outubro de 2013

Atividades Cursistas Redes de Aprendizagem EEEF Duque de Caxias


Curso Redes de Aprendizagem - E-proinfo

  Cursistas  profªs
  Dalia Justina
  Eliane Helena
  Maria Teresinha
  Raika

 Tutora Maria do Carmo
  Atv. 1.3 - Unidade I
  Trabalhos   de  pesquisas escolaresSuas semelhanças e diferenças.

               ANTIGAMENTE
HOJE
    Antigamente, havia pouco ou quase nenhum ambiente de pesquisa bibliográfica existente.O acervo era resumido a poucos livros desatualizados em bibliotecas públicas   ou   particulares ( pessoas amigas  e  ou intelectuais da época). Havia dificuldade de  acesso e de    deslocamento para grande maioria. E de encontrar a bibliografia necessária a pesquisa desejada. Apesar dessas dificuldades fazia-se as pesquisas com leitura e análise dos fatos e dos  conteúdos.
    Apesar das tecnologias existentes, terem avançado e haver alcançado lugares distantes, muitas crianças ainda se deparam com dificuldade de acesso as informaçoes.
Hoje   menos dificuldade em deslocar-se, porém permanece a dificuldade de acesso a crianças do interior e periferias que não disponibilizam de um computadores e outros acervos ao seu alcance em tempo adequado a necessidade real e acesso a internet.
Hoje tendo o aluno acesso a internet e a ferramentacopia ,colamuitas vezes a leitura o estudo mais afinco dos fatos, a emissão de opinião é deixada de lado aceitando-se tudo o que se encontra na internet como fato verdadeiro e até incontestável.

 
Curso Redes de Aprendizagem - E-proinfo

  Cursistas  profªs
  Maria Aparecida Moreira
  Laudiana Silva Moreira
  Elzilene Leite da Silva

 Tutora: Maria do Carmo

    Atv. 1.3 – Unidade I
    Trabalhos de pesquisas sobre os diferentes tipos de cálculos usados no dia a dia.

Situação-problema 1:

  • Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:
                  Quais os principais dispositivos usados pelas pessoas para realizar essa operação?
                 uma relação entre gerações e tipos específicos de dispositivos (Por exemplo, jovens usando recursos do celular; adultos buscando calculadoras etc.)?
                 As pessoas possuem agilidade para realizar cálculos mentalmente ou necessitam de dispositivos externos? Questione-as sobre como fazem o cálculo e observe diferenças nas estratégias e formas de raciocínio.
           
Durante as pesquisas observamos que a grande maioria das pessoas usa nas compras o cálculo mental, fazendo estimativas, arredondando os valores. Outros fazem uso da calculadora para agilizar os resultados. Já observando os alunos na escola percebemos que os mesmos utilizam também o cálculo mental, muitos utilizam os dedos, outros fazem o uso do algoritmo.
Atualmente, vivemos em um mundo tecnológico, aonde as tecnologias vem facilitar a vida de todos nós.
Portanto, ao fazer uma relação entre as gerações, percebemos que as maiorias dos jovens usam o celular e as gerações anteriores faziam uso do cálculo mental.
Essas tecnologias embora sejam inovadoras e facilitem a vida das pessoas, muita vezes acabam prejudicando o uso do raciocínio lógico, ou seja, as pessoas acomodam-se e utilizam mais   
os recursos que a tecnologia dispõem,  que o uso do cálculo mental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário