terça-feira, 15 de outubro de 2013

Atividades das cursistas do Curso Redes de Aprendizagem

Publico aqui as contribuições das professoras Laudiana Silva e Terezinha Matos da Escola Estadual Duque de Caxias, em resposta aos questionamentos Lidando com os erros e com a diversidade  (utilizando a música Ciranda da bailarina, de Chico Buarque) da Atividade 1.6 da Unidade I do Curso Redes de Aprendizagem.


Laudiana

Trabalhar a música: “Ciranda da bailarina” de  Chico Buarque foi de grande aprendizagem para as crianças. Primeiro os alunos  ouviram a musica. E em seguida cada criança iam acompanhando com a letra da musica impressa. Depois fizemos uma roda de conversa sobre a música, onde pudemos observar que as comparações parecem ser feitas sob a ótica do olhar da criança, que vê a Bailarina como uma personagem acima do humano e sem os “defeitos” que ela (criança) percebe no mundo que a cerca. As rimas são perfeitas  e combinam muito bem com o ritmo da música. E também que somos todos diferentes, mas ao mesmo tempo somos todos iguais…

A música apresenta o sofrimento da bailarina, que luta inutilmente para não ser imperfeita como todos somos. Essa música é um recurso muito interessante para trabalhar a questão da aceitação e autoestima.




Terezinha

Ao trabalhar a musica “Ciranda da Bailarina de Chico Buarque”, organizei a turma em círculo e  apresentei a gravura de uma bailarina, mostrei o titulo da musica. Com isso ouve uma  troca de ideias a respeito do que seria falado na musica. Com os seguintes questionamentos:
 - Que ideias esse título sugere? (mostrar imagem de uma bailarina);

- Perguntar para a turma para saber se conhece alguma bailarina, caso os alunos conheçam, contar um pouco da história.

-O que pode estar relacionado a essa expressão (Ciranda da Bailarina)? Indicar frases que aparecem no texto. Que gênero textual vocês pensam que irão ler? Em seguida distribui a letra impressa e  comentei de que se tratava de um texto de Chico Buarque e Edu Lobo. Fizemos  a leitura compartilhada do texto. E Foi falado sobre a Biografia dos autores.
Ouvimos a musica e depois foi feita uma interpretação oral e uma ilustração da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário