Publico aqui as contribuições das professoras Laudiana Silva e Terezinha Matos da Escola Estadual Duque de Caxias, em resposta aos questionamentos Lidando com os erros e com a diversidade (utilizando a música Ciranda da bailarina, de Chico Buarque) da Atividade 1.6 da Unidade I do Curso Redes de Aprendizagem.
Trabalhar a música: “Ciranda da bailarina” de Chico Buarque foi de grande aprendizagem para as crianças. Primeiro os alunos ouviram a musica. E em seguida cada criança iam acompanhando com a letra da musica impressa. Depois fizemos uma roda de conversa sobre a música, onde pudemos observar que as comparações parecem ser feitas sob a ótica do olhar da criança, que vê a Bailarina como uma personagem acima do humano e sem os “defeitos” que ela (criança) percebe no mundo que a cerca. As rimas são perfeitas e combinam muito bem com o ritmo da música. E também que somos todos diferentes, mas ao mesmo tempo somos todos iguais…
A música apresenta o sofrimento da bailarina, que luta inutilmente para não ser imperfeita como todos somos. Essa música é um recurso muito interessante para trabalhar a questão da aceitação e autoestima.
Terezinha
Ao trabalhar a musica “Ciranda da Bailarina de Chico Buarque”,
organizei a turma em círculo e apresentei a gravura de uma bailarina,
mostrei o titulo da musica. Com isso ouve uma troca de ideias a respeito
do que seria falado na musica. Com os seguintes questionamentos:
- Que ideias esse título sugere? (mostrar imagem de uma bailarina);
- Que ideias esse título sugere? (mostrar imagem de uma bailarina);
- Perguntar para a turma para saber se conhece alguma bailarina,
caso os alunos conheçam, contar um pouco da história.
-O que pode estar relacionado a essa expressão (Ciranda da
Bailarina)? Indicar frases que aparecem no texto. Que gênero textual vocês
pensam que irão ler? Em seguida distribui a letra impressa e comentei de
que se tratava de um texto de Chico Buarque e Edu Lobo. Fizemos a leitura
compartilhada do texto. E Foi falado sobre a Biografia dos autores.
Ouvimos a musica e depois foi feita uma interpretação oral e uma ilustração da música.
Ouvimos a musica e depois foi feita uma interpretação oral e uma ilustração da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário