quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Atividade 3.2- Traçando o histórica da relação Escola/Comunidade



Este projeto foi trabalhado com a comunidade escolar e todas as entidades envolvidas como: Pais de alunos, Horto florestal, Embrapa, Palestras.
Em fim, foi realizado com muita cautela e etapas gratificantes para os alunos, cada turma ficou encarregada de apresentar uma solução para  alguns dos problemas ambientas que existem na comunidade e confecção de uma horta orgânica.
Atende a atividade 3.2 da Unidade III do Curso Redes de Aprendizagem da Turma Maria do Carmo do NTE/Rio Branco.
Cursistas: Maria Geane, Katiane, Emanuel e Gigliane.

PROJETO VERDE


Justificativa

É notável nos dias atuais a preocupação com a situação em que se encontra o uso desenfreado dos recursos naturais e os cientistas fazem previsões alarmantes de um futuro tão próximo que se tornou urgente tomarmos atitudes para evitar nossa extinção.
Como não poderia deixar de ser, a escola está sendo chamada a integrar a linha de frente do movimento em busca de soluções para que o planeta possa continuar existindo e sendo um lugar habitável para as futuras gerações.
Precisamos ir além do discurso ambientalista e transformar a escola em “Instituição ambientalmente correta”.
Precisamos contribuir para a compreensão das grandes crises contemporâneas (água, alimento, energia). Ela implica a mudança do sistema educacional, o respeito à vida, o cuidado diário com toda a comunidade da vida.
Então... O que a educação pode fazer para tornar a vida mais sustentável no planeta?    Sem dúvida precisamos dar exemplo, precisamos ser a mudança que pregamos.


Objetivos Gerais

·         Unir as pessoas por meio de um objetivo comum, inspirador e inclusivo, fazendo da mudança um processo de longo prazo e duradouro, enfatizando a educação para o desenvolvimento sustentável;
·         Reconhecer que a mudança só é possível quando cada um se compromete e faz a sua parte.

Objetivo Específico

·         Identificar a verdadeira importância das plantas, como produtores de alimento.
·         Explicar a importância das plantas como protetoras do solo e conservadoras das águas, dos rios e das nascentes.
·         Reconhecer as diferentes formas de utilização das plantas sejam elas: frutíferas, medicinais, leguminosas ou de ornamentação.
·         Perceber a importância das mãos, como instrumento de transformação do ambiente.
·         Desenvolver atitudes de preservação do meio ambiente.
·         Perceber a importância da participação individual e coletiva no cuidado com o meio ambiente.
·         Incentivar a participação dos alunos no projeto de revitalização da escola.
·         Incentivar a doação de plantas medicinais, mudas de árvores frutíferas, legumes e verduras para a horta.

Conteúdo:
·         Preservação e conservação do meio ambiente.
·         Utilização das plantas.
·         Desmatamento
·         Desenvolvimento Sustentável
·         Reciclagem e reutilização do lixo
·         Coleta Seletiva
·         Preservação da água

Desenvolvimento:

1ª semana.
·         Explicar sobre a importância do projeto para nossa escola.
·         Assistir um vídeo sobre meio ambiente.
·         Introduzir com sua turma os temas que serão trabalhados por eles no projeto
·         Nomear a vegetação existente na escola (2º ano e ACL)
·         Dividir-se em grupos, por turma, para fazer a limpeza do espaço escolar (2º, 3º ano e ACL)
·         Coletar lixo orgânico (4º e 5º ano)
Obs. Durante a semana procure tratar dos conteúdos do projeto com textos informativos, para que, ao final do projeto, todos os temas tenham sido explorados, além daquele que é especifico de sua turma. (Sugestão para primeira semana: desmatamento e desenvolvimento sustentável).

2ª semana.
·         Apresentar a música “Para a festa da árvore” (paródia da música Teresinha de Jesus) no cartaz. (2º ano e ACL).
·         Ler a música com os alunos.
·         Cantar a música com os alunos (2º ano e ACL).
·         Enfeitar a gravura da árvore com materiais encontrados na natureza (gravura em anexo). (2º ano e ACL)
·         Escrita do poema “Paraíso” de José Paulo Paes e atividade de interpretação (poema e atividade em anexo). (3º ano)
·         Elaborar cartazes que visam alertar os funcionários para o bom uso da água (4º e 5º ano)
·         Pedir para os alunos, como tarefa de casa, que tragam para o dia seguinte mudas de verduras, legumes para a horta e mudas de árvores frutíferas. (5º ano)
Obs. Durante a semana procure tratar dos conteúdos do projeto com textos informativos, para que, ao final do projeto, todos os temas tenham sido explorados, além daquele que é específico de sua turma. (Sugestão para segunda semana: preservação do meio ambiente e reciclagem)

3ª semana
·         Produção de texto: escrita de carta ou bilhete para os colegas de outras salas falando sobre a importância da preservação do meio ambiente (atividade coletiva). (2º, 3º e ACL)
·         Nesta semana o trabalho será ainda mais focado nos temas que ficaram definido para cada turma (o planejamento das atividades, desenvolvimento das aulas, produções textuais, elaboração da culminância, etc.), divididos da seguinte maneira:
2º ano, 3º ano e Acelera A – Reciclagem, Reutilização do Lixo,  
4º e 5º ano – Horta e utilização das plantas, coleta seletiva e desenvolvimento sustentável.

Obs. Durante a semana procure tratar dos conteúdos do projeto com textos informativos, para que, ao final do projeto, todos os temas tenham sido explorados, além daquele que é específico de sua turma. (Sugestão para terceira semana: utilização das plantas, coleta seletiva e reutilização do lixo).

Culminância

Um comentário:

  1. Muito bom esse projeto verde se cada um fizer a sua parte nós teremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir