Curso: Redes de
Aprendizagem
Atividade: 3.3-
Buscando ponte de comunicação com a comunidade
Cursista:
Gleucirone Moreira
Considerando
a necessidade de refletirmos com mais profundidade do impacto de projetos
desenvolvidos no âmbito da comunidade circunvizinha à escola União e Progresso,
no Caquetá (Porto Acre) temos o conhecimento de entidades como o SESI (Projeto
Cozinha Brasil) com curso para reaproveitamento de alimentos; do Instituto Dom
Moacyr com cursos de capacitação para mão de obra (cursos de Formação Inicial e
Continuada – FIC, na área de embelezamento pessoal, saúde). Com relação à
Missão, Visão, Projetos em andamento, Contatos – pessoas, meios de
comunicação temos:
Instituto Dom Moacyr –
Missão
Promover educação integrada
às políticas de governo que eleve a capacidade de trabalho dos acreanos.
Visão de Futuro
Em 2014, ser a instituição
que referencia políticas e articula investimentos para o fortalecimento da
Educação Profissional e Tecnológica no Acre.
Objetivos Estratégicos
- Universalizar
a oferta da Educação Profissional no Acre em parceria com outras instituições;
- Ampliar
e fortalecer a Educação Profissional no Estado com a criação de meios de
governança;
-
Consolidar os sistemas gerenciais institucionais (pedagógico, gestão interna,
projetos e informações estratégicas).
Valores
Responsabilidade e
determinação no cumprimento das atribuições institucionais.
Equilíbrio e discernimento
nas relações institucionais.
Confiança e solidariedade
nas relações interpessoais.
SESI
MISSÃO
"Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes com foco em educação, saúde e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial."
"Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes com foco em educação, saúde e lazer, e estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial."
VISÃO 2015
"Ser reconhecido como o melhor provedor de soluções em serviços à indústria nas diferentes áreas de atuação do SESI."
VALORES
Éticos – Respeito às leis e às pessoas, na adoção de uma postura comprometida com os princípios e regras da organização, e com a coerência entre o discurso e a prática.
Promoção do Ser Humano – Realização de ações que favoreçam o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano com foco na qualidade de vida e no exercício da cidadania.
Satisfação do Cliente – Conquista e manutenção da confiança do cliente, pelo atendimento de suas necessidades e expectativas.
Transparência – Envolvimento de representantes dos trabalhadores, do governo e dos industriais na definição das estratégias de negócio e clareza na divulgação das informações organizacionais.
Sustentabilidade – Condução responsável dos negócios, otimizando recursos, contribuindo com a preservação do meio ambiente e fortalecendo a imagem por meio da atuação social e culturalmente correta.
Equidade – Tratamento igualitário às partes interessadas, assegurando seus direitos no atendimento das suas necessidades.
Crença na missão do SESI – Crer na missão do SESI, respeitando-o, trabalhando para o alcance da mesma, reconhecendo as oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal que o SESI oferece aos colaboradores comprometidos e envolvidos na sua missão.
Valorização à profissão que exerce – Todo o colaborador deve expressar esse valor através de: entusiasmo; motivação profissional; dedicação integral ao serviço; trabalho por prazer; impecável apresentação individual; consciência profissional; gosto pelo trabalho bem-feito; prática consciente dos deveres e da ética; satisfação do dever cumprido.
Espírito Coletivo – Deve ser entendido como orgulho coletivo, de sua profissão, de seus companheiros e de pertencer ao SESI. Este valor reflete o grau de união e harmonia entre todos os colaboradores do SESI a fim de conseguir seus objetivos.
Analisando a possibilidade
de atuação conjunta entre escola e comunidade – há possibilidades de ações
conjuntas, no que se refere a formar os funcionários e alunos da escola em
cursos ofertados para formação profissional e a parceira pode ser feita com
essas duas instituições citadas acima, pois as mesmas estão sempre aberta ao
diálogo e tem como missão auxiliar a sociedade a melhorar sua empregabilidade e
possibilidades de crescimento. E a escola pode utilizar os recursos já
existentes em sua infraestrutura, dessa forma não implicará custos para desembolso.
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