quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Atividade: 3.2- Traçando o histórico da relação escola comunidade




Curso Redes de Aprendizage - turma> Maria do Carmo
Atividade: 3.2- Traçando o histórico da relação escola comunidade
Cursista: Gleucirone Moreira

Projeto sobre o Meio Ambiente


Minha experiência mais marcante de projetos aconteceu na escola União e Progresso que fica localizada na comunidade do Caquetá, localizada na Br 317, estrada de Boca do Acre. A referida escola atende somente alunos do ensino e médio.
A escola União e Progresso tem, em suas proximidades, uma fonte de água, em local que a comunidade chama de vertente. Devido à expansão da população da localidade que cresceu significativamente após a urbanização da vila e melhoria dos ramais que levam às chácaras, resultou que o aumento populacional implicou mais produção de lixo. O problema tem se agravado e como forma de combater isso, e também como forma de intervir, com a participação da escola buscando educar a comunidade a adotar, no qual os alunos possam desenvolver junto à comunidade, ações para fazer levantamento de informações sobre os hábitos referentes ao armazenamento de lixo, ações que fomentem hábitos saudáveis para lidar com o lixo e que ajudem a repensar os cuidados necessários com a água.

Os resultados das ações iniciais foram tão promissores que esse ano a escola resolveu participar do projeto Escola Sustentável inscrevendo o projeto e vai receber recursos financeiros para ajudar na melhoria do projeto. A prefeitura está fazendo a coleta de lixo regularmente e a comunidade melhorou a destinação do lixo e tem procurado cuidar das matas ciliares próximas ao terreno da escola. Será ainda melhor no próximo ano, pois com os recursos será mais fácil desenvolver as ações na comunidade, a logística ficará melhor. Uma das ações a serem melhoradas diz respeito à divulgação no blog da escola e o registro pelos alunos com seus tabletes que receberão do governo federal. Os professores já receberam e estão planejando participar do curso de redes de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário